Quantas vezes você comprou um livro porque gostou da capa? Quantas vezes você colocou aquele filme na Netflix porque seu cartaz era interessante? Pois é! Nosso cérebro faz julgamentos a todo instante e mesmo que subconscientemente, ele poderá fazer você escolher A loja X à loja Y. E este julgamento começa inicialmente pela sua Fachada.
A Fachada é o principal cartão de visita de sua loja, e pode indicar inúmeros aspectos e características de sua loja, além de ser a PRIMEIRA IMPRESSÃO que um cliente terá de sua Marca, portanto é primordial que ela consiga EXPRESSAR o que este cliente pode esperar de sua Marca.
Num mar de fachadas e muita poluição visual, é essencial que sua fachada siga algumas normas e critérios, tanto técnicos, quanto publicitários e estéticos, para que além de criar um ambiente harmônico e sugestivo, ela desempenhe o papel principal que é atrair seu cliente para dentro das loja, por isso separamos algumas dicas para auxiliar na composição de sua Fachada!
Antes da Comunicação Visual
Antes de pensar no Painel, Logo, Luminoso, Letra Caixa, Totem, enfim um mundo de produtos que poderão compor sua identidade, a dica é se antecipar na pintura das paredes, se tiver jardim, deixar impecável, ambiente limpo e cuidado com os mínimos detalhes. Já está tudo ok? Ótimo, vamos para as próximas etapa e começar a desenvolver a Criação do Projeto de Comunicação Visual e aqui a dica principal é simples, básica e é uma regra: Garantir que ela mostre EXATAMENTE o que você faz, e trabalhe com identificáveis com a sua marca que já deverá ter nesta etapa um MANUAL de IDENTIDADE VISUAL se possível.
1 – Conheça a lei da sua cidade
Antes de fazer qualquer investimento ou alteração na fachada da sua loja, saiba se na sua prefeitura existe alguma lei regulamentando a aplicação de fachadas nas lojas de rua. O mesmo vale para lojas em shoppings e galerias: você não pode correr o risco de errar na fachada por desconhecer as regras que precisam ser cumpridas. Em Campinas/SP, sede da Mundo Comunicação, foi verificado diversos casos de multas e retirada de fachadas por algumas empresas que não cumpriram as leis municipais.
2 – Pesquise o público da sua cidade
Outra dica importante é que antes de definir o visual da sua fachada, você precisa entender as diferentes personas da sua empresa. Só assim será possível saber o que faz parte do estilo de vida do seu consumidor, e atraí-lo para o seu universo com um visual amigável e charmoso aos olhos do cliente.
Vale à pena também conversar com as pessoas que passam na rua, ou apenas observá-las para entender qual é a relação delas com as outras fachadas. Tente obter insights sobre como sua loja pode se destacar das outras vizinhas.
3 – Analise a sua concorrência
Acredite: Os outros competidores podem oferecer ideias do que fazer ou o que não fazer na hora de montar a sua fachada de loja. Note como a concorrência usa cores, placas, iluminação e outros chamativos para atrair a atenção do público. Essas observações poderão ser usadas por você para encontrar o fator diferencial da sua empresa.
4 – Harmonize com o entorno
Aproveite os elementos vizinhos para complementar a apresentação da sua loja. A gente sabe que você quer se destacar, mas nada adianta montar uma loja que parece estar totalmente deslocada em tempo e espaço.
Se possível for, conte com o auxílio de um profissional especializado, um designer ou arquiteto, por exemplo, para encontrar algo criativo, mas que ao mesmo tempo complemente o que já está ao redor.
5 – Aproveite as características do imóvel
Se o prédio da sua loja já tem um visual marcante, você pode usar um pouco da criatividade para contar essa história também na fachada. Por exemplo, se sua loja se encontra em um edifício bastante vertical, você pode brincar com a organização do letreiro, ou optar por vitrines mais altas.
É claro que essa decisão vai depender muito de todos os outros fatores que citamos aqui, mas você pode ter em mãos um espaço bastante incrível para se trabalhar apenas pensando na característica do imóvel.
E lembre-se também que muitas das vezes você vai ter que trabalhar com o que tem disponível: fundos concreto, parede de madeira, postes, cabine telefônicas e tantos outros. O que poderia ser uma falha ou problema pode se tornar um elemento interessante em sua fachada, basta usar a criatividade.
6 – Cuidado com a Poluição Visual
(Exemplo da Cidade de São Paulo antes e depois da Lei Cidade Limpa) nem é preciso dizer que ficou muito mais bonito e sofisticado né?
Criar uma fachada bacana não é o mesmo que enchê-la de cartazes, objetos e adereços. Isso só vai confundir as pessoas que estão passando pela frente da sua loja e causar a sensação de desorganização.
Uma fachada pode sim incluir um cartaz, letreiros e itens de decoração, desde que eles possam ser distinguidos um dos outros e estejam em locais estratégicos. Além do mais, é importante observar a composição de cores da sua fachada, ela precisa ser harmônica para não causar uma confusão em quem a vê.
Ao pensar na fachada da sua loja considere que “menos é mais”. Dê preferência a um design que seja convidativo e harmônico.
Se sua marca for muito colorida, analise se precisará colocar todas as cores na fachada ou se é melhor escolher apenas uma. Lembre-se, novamente, menos é mais.
7 – Não esqueça do branding da sua marca
Se a sua loja fosse uma pessoa, como ela seria? Chic e discreta, ou impactante e chamativa? O que ela ouviria? Que hobbie teria? Qual é a imagem de marca que você quer passar com a sua loja? Quando você identifica a essência da sua loja, você consegue o tom de toda a comunicação, incluindo a fachada. Por exemplo: Se você sabe que a sua marca é divertida e dinâmica, também entende que apostar em tons muito sóbrios pode não ser a melhor pedida. Sua fachada de loja deve refletir os valores e a estética de sua empresa. Quando você é genuíno e autêntico à sua marca, você também favorece o seu reconhecimento de marca.
8 – Lembre-se que a vitrine é parte importante da fachada
Na hora de criar a fachada, lembre-se que a vitrine precisa estar coerente com a sua identidade. Se você não tem muitas ideias de como caprichar na vitrine, leia os outros materiais que criamos sobre o tema aqui no blog.
Dicas finais para não errar na hora de montar a fachada de loja:
Posicione o seu logotipo em um local visível para quem viaja de automóvel também, mas ao nível dos olhos para os pedestres da rua.
Coloque alguma sinalização sobre os serviços e horários da sua loja.
Tenha uma decoração chamativa na vitrine.
Incorpore acessórios decorativos, como vasos de plantas, bandeiras, banners que refletem a sua identidade de marca.
Mantenha a porta aberta, se possível, para quem passar por perto se sinta convidado a entrar.
Cuide da manutenção. Uma fachada de loja desgastadas causa uma impressão bem negativa.
9 – Procure Empresas Especializadas
Como profissional de Fachadas recebemos diariamente um enorme solicitação de projetos, porém o cliente as vezes já nos procura com uma ideia fixa na cabeça, e nem se importa em saber se ela será funcional ou não, Depois de algum tempo criando e desenvolvendo fachadas estas empresas adquirem um expertise que é extremamente funcional e uma dica de ouro para os clientes, pois já viram na prática o que funcionou e o que não funcionou com seus próprios clientes, portanto, procure uma empresa séria e acredite neste “expertise”. Não apenas o Profissional de Comunicação Visual, mas o Arquiteto, Decorador, etc, estudou e tem experiência, por isso ele consegue propor ideias que vão estar de acordo com a marca e que também farão a loja se destacar entre as demais que estão em torno.
Tem alguma outra dica para compartilhar? Caso queria alguma outra informação não hesite em nos contatar, será um prazer ajuda-los(as)! 😊